545 views 0 comments

Reino Unido, Grã Bretanha, Inglaterra o que é o que?

 

Sempre que essa região do planeta é citada, surge a questão de como exatamente se dirigir a ela. Estamos falando da Inglaterra, Grã Bretanha ou Reino Unido? Qual a diferença afinal? Onde fica Londres?

 
  • Começando pelo Reino Unido: este é uma união política de quatro países (como mostrado no colorido mapa ao lado): Inglaterra (England), Escócia (Scotland), País de Gales (Wales) e Irlanda do Norte (Northern Ireland) além de diversas ilhas menores espalhadas pelo oceano Atlântico que banha a região. Nestes países com mais de 60 milhões de habitantes onde idioma oficial obviamente é o inglês, existem ainda outros sete dialetos não oficiais. Possuem um governo parlamentar único e centralizado em Londres que foi criado em 1707, porém o território da Irlanda do Norte se juntou somente em 1801, e a Rainha Elisabeth II comanda tudo sendo a chefe do Estado.
 
  • Grã Bretanha é o nome dado a maior das ilhas que compõe o Reino Unido e contém os países: Inglaterra, País de Gales e Escócia. Desde o norte da Escócia ao sul da Inglaterra a ilha possui aproximadamente 1000 km de extensão.
 
  • Inglaterra é o país que se localiza na porção mais ao sul da ilha da Grã Bretanha e exibe como suas maiores cidades: Londres, Liverpool, Manchester, Oxford, Cambridge. O país contém ainda inúmeras pequenas ilhas e ainda se subdivide em 47 condados (counties) como, por exemplo: Durham, Cheshire, Essex, Warwickshire, etc.
 
Pra complicar um pouco mais a historia, o Reino Unido possui ainda soberania sobre 17 territórios, todos os resquícios da época do grande Império Britânico. Estes se dividem em 14 Territórios Ultramarinos, como por exemplo as famosas e disputadas Ilhas Malvinas, Bermuda, Gibraltar e outra que circula bastante nos jornais, Ilhas Cayman. E ainda três Dependências da Coroa: ilhas de Jersey, Guernsey e Isle of Man (por favor, sem traduções por Ilha do Homem).
Ah mas ainda não acabou. Existe ainda a Comunidade de Nações (Commonweath of Nations) que é uma organização intergovernamental de 54 ex-colônias Britânicas independentes que tem como lider a rainha Elisabeth II. Dentre eles citamos Austrália, Canada, India, Malta, África do Sul e Bahamas.

Para saber mais vasculhe a boa e velha wikipedia.




Be the first to comment!
 
Leave a reply »

 

Leave a Response